sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Crítica - The Hunting Ground



Durante minha experiência com este The Hunting Ground me senti surpreso, embasbacado e então com raiva, muita raiva. A raiva é um sentimento inevitável ao acompanhar este poderoso documentário, pode vir cedo, pode vir mais tarde, mas é certo que ela irá chegar até você. A menos, claro, que você seja um psicopata desprovido de qualquer capacidade empática.

Dirigido por Kirby Dick, o documentário trata do endêmico problema do abuso sexual dentro dos campi das universidades dos Estados Unidos. É o tipo de documentário no qual o tema e a construção retórica deste chamam mais atenção do que a forma ou estilo com a qual são contadas. Se bem que com dados tão arrasadores, a obra não precisa de muitas firulas estilísticas para chamar nossa atenção e estas poderiam inclusive nos distrair da potente argumentação que está sendo construída aqui.

A narrativa vai demonstrando como as universidades estadunidenses se mostram mais preocupadas em proteger suas imagens, e consequentemente sua renda, do que em resolver o problema do estupro. Isso as leva a culpabilizar as vítimas, ignorar queixar e não punir os responsáveis, criando uma cultura de impunidade que apenas contribui para que o problema continue a acontecer ao ponto em que estatisticamente quase uma em cada cinco universitárias é vítima de algum tipo de violência sexual.


O filme usa depoimentos de alunas que falam como suas queixas foram tratadas com desdém pelas autoridades da universidade e como muitas vezes tentaram colocar a culpa nas próprias vítimas ao dizer que elas tinham bebido muito, estavam com roupas "provocantes demais" ou não resistiram o bastante. Nesses momentos o filme vai pulando rapidamente entre uma fala e outra, demonstrando uma homogeneidade e um claro padrão de apatia no modo como as universidades tratam as vítimas de violência.

Algumas garotas descrevem os ataques com detalhes e a dor e vergonha em seus rostos é tão evidente que ninguém com bom senso seria capaz de ignorar ou afirmar que são falsas, o uso dessas descrições de ataques é comedido o bastante para não descambar para o puro sensacionalismo e deixa claro o quanto essa violência deixa marcas permanentes em suas vítimas.

Camada por camada do sistema universitário vai sendo analisada e vamos percebendo como tudo ali conspira para que não se investigue ou se puna os estupradores. Afinal vemos como o sistema de fraternidades é altamente lucrativo, assim como o esporte universitário, então fica claro que a universidade não quer pintar nada disso sob um viés negativo já que isso significaria perder muito dinheiro.

O filme chega a fazer um uso eficiente da montagem, contrapondo as mínimas punições para estupro contidas nos regimentos da universidades (como multa de 25 dólares, suspensão por uma semana e a minha favorita, a cretiníssima "expulsão após graduação") com depoimentos de reitores e gestores universidades dizendo ma maior cara de pau que levam estupro a sério em suas instituições. A música traz um tom de melancolia a tudo que acontece e a canção 'Til It Happens To You composta e cantada por Lady Gaga serve como um triste e irritado desabafo de que essas mulheres estão cansadas de seres ignoradas e tratadas com condescendência.

A imprensa também recebe sua parcela de críticas em um dos instantes mais revoltantes do longa, na qual uma estudante relata ter sido estuprada por uma das estrelas do time de futebol americano de sua universidade (que, por sinal, já tinha sido acusado antes). A denuncia feita por ela é sumariamente ignorada e ainda a torna vítima da hostilidade de colegas, que não querem que o time perca seu principal jogador e a acusam de "querer aparecer, e até mesmo da imprensa esportiva que, como o filme nos mostra através de vídeos de arquivo, a trata com ofensas e até mesmo lhe nega o estatuto de vítima ao se referir a ela não por este termo, mas como "acusadora".

Ao final percebemos o quanto é amplo e sério este problema e que ainda há um longo e difícil caminho a ser trilhado para resolvê-lo, mas encerra com uma certa dose de otimismo ao mostrar como as estudantes estão se organizando para enfrentar a questão.

The Hunting Ground pode não ser um documentário inovador em sua forma ou técnica, mas é bem sucedido graças ao modo como constrói sua poderosa mensagem e argumenta com propriedade sobre um problema bastante sério.

Nota: 8/10
 
Trailer:
 
 
Videoclipe de Til It Happens To You:
 
 
 

Nenhum comentário: