terça-feira, 27 de maio de 2014

Crítica - Inatividade Paranormal 2

Sempre que vou ver uma dessas comédias que parodiam algum filme de sucesso, temo que verei mais uma coleção de referências vazias a outros filmes e uma reprodução de piadas sobre mesmos filmes já feitas por toda a internet. A verdade é que há tempos esse tipo de filme não me faz rir como fizeram filmes como Apertem os Cintos o Piloto Sumiu (1980), Top Secret! (1984), Top Gang 2: A Missão ou o primeiro Todo Mundo em Pânico (2000) e creio que parte do desgaste deste tipo de filme vem da própria velocidade que a internet proporciona. Afinal, mal um filme entra em cartaz e ele já é esmiuçado, transformado em gifs, memes, redublados e zoados por toda a sorte de sites, blogs e canais de Youtube e meses depois boa parte das possibilidades de zoar o material já foi utilizada e graça já passou, assim sendo, quando o filme-paródia chega ao cinema quase um ano depois, temos aquela incômoda sensação de deja vu ou de que estamos vendo algo que já perdeu a graça. Essa sensação infelizmente permeia esse Inatividade Paranormal 2.

Na trama, um ano depois dos eventos do primeiro filme, Malcolm (Marlon Wayans) está se mudando para uma nova casa com Megan (Jamie Pressly) e, obviamente, o imóvel está lotado de espíritos e demônios que irão atormentar a família. Malcolm é o único a perceber que algo está errado enquanto que sua namorada e seus dois enteados permanecem ser perceber as coisas bizarras que acontecem ao seu redor, enquanto tenta fazer piada em cima de filmes como Invocação do Mal (2013) e a série Atividade Paranormal.

O principal problema não é apenas que o filme repete o conceito de várias piadas que já foram feitas na internet ou em humorísticos televisivos, mas que elas são executadas de maneira tão óbvia que é possível prever cada uma delas com tanta antecedência que fica difícil rir quando elas acontecem. Quando vemos Malcolm andando com uma venda nos olhos e a câmera nos mostra um carrinho no chão, sabemos que ele eventualmente irá escorregar, do mesmo modo quando as câmeras da casa nos mostram a adolescente Becky (Ashley Rickards) dormindo em seu quarto, sabemos que alguém da família irá entrar e aprontar alguma com ela. O mesmo pode ser dito das tentativas do filme em assustar, quando o protagonista coloca a foto de um demônio sobre a janela e reconhece que aquele é o mesmo local da foto, já sabemos que assim que ele baixar a fotografia, algo vai surgir na janela.

Quando não é previsível, se entrega a um humor rasteiro de estereótipos como as situações envolvendo Malcolm e o vizinho Miguel (Gabriel Iglesias), que consistem basicamente de trocas de ofensas étnicas. Não chega a ser nada exatamente ofensivo, é verdade, mas parece um tipo de comédia tirado de algum humorístico de trinta anos atrás. Igualmente datadas são boa parte das situações nonsense envolvendo um professor drogado e as absurdas cenas de sexo envolvendo Malcolm, uma boneca demoníaca ou sua esposa, que parecem saídos diretamente do primeiro Todo Mundo em Pânico. Não me levem a mal, rio bastante com a falta de noção do primeiro (e melhor) exemplar da franquia de comédia, mas se é pra ver algo feito exatamente igual a um produto com quase quinze anos, prefiro ver o original do que essa reprodução desgastada feita aqui.

Se há algo há ser destacado aqui é a energia do Marlon Wayans, que parece ter bebido umas cinquenta latas de energético, e se entrega totalmente a cada situação e piada, mesmo quando o material (escrito por ele próprio e Rick Alvarez) não é lá dos melhores. O exagero da performance do ator até que gera um leve sorriso aqui e ali, mas é muito pouco para salvar os intermináveis oitenta minutos de filme. Assim sendo, este Inatividade Paranormal 2 acaba sendo apenas uma comédia datada, rasteira e previsível com pouquíssimos momentos inspirados a oferecer, o que sobra é um filme assustadoramente sem graça.

Nota: 2/10

Nenhum comentário: